Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Semana Farroupilha de Aceguá não terá festividade tradicional completa devido à pandemia

A Semana Farroupilha começou com a chegada da Chama Crioula, que simboliza o tradicionalismo gaúcho, no dia 13 de setembro. Devido a pandemia, não há muitas novidades de festividade, pois não é possível realizar as festas habituais, como os bailes.


Chegada da Chama Crioula, abaixo de chuva, deu início as festividades - Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do Movimento Tradicionalista de Aceguá (MTA), Marcos Peres, tudo foi organizado conforme os protocolos de segurança exigidos pela Prefeitura. Durante a semana, haverá as rondas dos piquetes e, diariamente, será vendido o almoço a R$ 10 para os visitantes que quiserem experimentar um cardápio variado no local. “Estamos nos reerguendo, devido a pandemia, a gente está começando devagar”, disse.


PUBLICIDADE

Em 2021 é comemorado os 200 anos da Anita Garibaldi, que lutou ativamente na Revolução Farroupilha. Então, neste ano, o desfile homenageará as mulheres gaúchas. “Todas as bandeiras oficiais e de piquetes serão carregadas por mulheres”, relatou Peres.


O coordenador ainda conta que vai acontecer um desfile diferente, planejado para durar mais tempo. No domingo, haverá o desfile de cavalarianos. A partir das 14h será a concentração, provavelmente, na entrada da Sanga do Peixe. A saída ocorrerá às 15h, com passagem por toda a sede e término no Parque Farroupilha.


Texto: Joice Cougo