• AceguáUrgente

Secretaria de Educação realiza live com diretoras das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMED) de Aceguá, realizou nesta quinta-feira (13), uma transmissão ao vivo pela internet, para reforçar a metodologia de ensino à distância, que estão sendo utilizadas pelas escolas do município nesse período de suspensão das aulas presenciais, devido às exigências sanitárias necessárias para o enfrentamento e a prevenção da covid-19.


Transmissão foi realizada pela Internet - Foto:Reprodução Facebook

A live teve como tema “Família e escola: laços de união necessários para enfrentar a pandemia” e contou com a participação da coordenadora pedagógica, Traudie Cornelsen; da professora Paula Luciano (representando a SMED); e das diretoras das escolas municipais de ensino fundamental Nossa Senhora das Graças, Marisa Oliveira; Pioneira, Anni Ott; e Francisco de Paula Pereira, Cláudia Fagundes. Nesta matéria especial, trazemos um resumo da fala das educadoras durante o encontro.

“O ano não está perdido”

A coordenadora pedagógica da SMED, Traudie Cornelsen ressaltou a importância da família nesse momento. “O ente público tem a obrigação de ofertar a educação, mas por outro lado, essa obrigação precisa ser compartilhada com as famílias. As famílias por sua vez, elas têm a obrigação de fazer com que os alunos participem. Quando é período de aulas presencias, elas têm obrigação de mandá-los para a escola. Nesse período, as famílias têm papel muito importante para fazer com que os alunos estejam realizando as suas atividades e enviando os retornos para os professores. Uma coisa muito importante é dizermos para todos que ‘o ano não está perdido’ e que todos precisam continuar aprendendo, fortalecer os conhecimentos já adquiridos, anteriormente, e, isso, se faz, através das atividades que todos os professores estão encaminhando para as suas casas. O que poderá, eventualmente, acontecer é que os alunos que não dão retorno de forma nenhuma das suas atividades, poderão, eventualmente, estar correndo riscos muitos sérios quando este ano se concluir. Então, gostaríamos de chamar a atenção especial dos pais ou responsáveis, nesse sentido”, alertou.

“Todos os professores da rede municipal estão de parabéns”

A diretora da Escola Nossa Senhora das Graças, Marisa Oliveira, lembrou que os professores estão realizando os trabalhos por grupos de WhattsApp. “Eles se reinventaram, estão fazendo aulas maravilhosas. Todos os professores da rede municipal estão de parabéns”. A diretora falou também da importância de o aluno criar uma rotina. “Aquele aluno que conseguiu criar uma rotina, ele está muito bem hoje”, ressaltou.

“O que mais escuto é o problema da internet”

A diretora da Escola Pioneira, Anni Ott, disse que não se faz educação com a escola afastada da família, ou a família afastada da escola. “Estamos no momento, pedindo aqui a colaboração, a união. Vamos unir as nossas forças. Vamos dar às mãos, família, professores, alunos, escola, para trabalhar em prol da educação dos nossos filhos.” A diretora lembrou que os professores também estão usando ferramentas novas e métodos e técnicas diferentes para ministrarem suas aulas. “Eu sei que não está sendo fácil para ninguém. O que mais escuto é o problema da internet. Mesmo assim, nós precisamos nos esforçar. A responsabilidade é de todos”, enfatizou.

“O vínculo família-escola sempre foi importante”

A diretora Francisco de Paula Pereira, Cláudia Fagundes, falou que as escolas tiveram que se reinventar para continuar levando educação para os alunos. “Vocês pais, receberam seus filhos em casa, como alunos. Estão participando desse processo, como construtores, auxiliando nesse processo de ensino e aprendizagem. E, isso, é importantíssimo. O vínculo família-escola sempre foi importante, a gente sempre buscou isso, e agora mais ainda”, disse.

Cláudia lembrou a importância dos pais ou responsáveis acompanharem os alunos na realização das atividades. “Precisamos trabalhar muito a questão da motivação. Isso me preocupa bastante e os pais podem nos ajudar”.

A diretora disse que os alunos da escola, em sua grande maioria, têm acesso a internet. Os que não têm acesso recebem o material em casa semanalmente.

Nova live na semana que vem

A representante da SMED, Paula Luciano, encerrou a live convidando para a segunda transmissão ao vivo, na próxima quarta-feira (19), com integrantes do Conselho Municipal de Educação e da SMED.


A apresentação do encontro foi realizada pela professora da rede municipal, Carina Correia, que também foi à responsável pela transmissão realizada pelo Facebook.

59 visualizações0 comentário