• AceguáUrgente

Parceria incentiva o cultivo de árvores frutíferas no município

Uma parceria do Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Aceguá, com o Viveiro Dal Molin, da cidade gaúcha de Ijuí, auxilia e possibilita que moradores do município adquiram árvores frutíferas e recebam acompanhamento dos técnicos no plantio e no desenvolvimento dos pomares.

O produtor que tiver interesse deve entrar em contato com o escritório local da Emater - Foto:Divulgação

A extensionista da Emater de Aceguá, Roberta Beiersdorf Medina, explica que é realizada a intermediação entre o viveiro que produz as mudas e os produtores do município. “Temos no escritório um catálogo com todas as variedades de plantas que o viveiro oferece, com os preços”.


O produtor que tiver interesse na implantação de pomares deve entrar em contato com o escritório local da Emater. Roberta enfatiza que os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Emater dão todo o suporte técnico, desde a escolha do local para implantação do pomar, a planta indicada, como deve ser feito o plantio, o espaçamento e a adubação, até, mais tarde, a questão de podas em pomares já implantados. “O viveiro que oferece as mudas é particular. O produtor deposita o valor na conta da empresa e nós realizamos a encomenda, recebemos as mudas e entregamos na propriedade, com toda a orientação técnica para os produtores de Aceguá. Nos últimos anos, implantamos muitos pomares”, ressaltou.

O cultivo de árvores frutíferas consiste, em sua maioria, na produção de frutas para consumo das próprias famílias.