Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

O bom filho a casa torna

Ele concorreu a prefeito de Aceguá nas eleições municipais de 2000, 2004 e 2008. Na última que participou, chegou perto de conquistar o pleito, obtendo 46% dos votos. Estamos falando do professor de História, Glécio dos Santos Rodrigues.

Rodrigues aposta em novo empreendimento em seu retorno ao município - Foto: Mário Pereira

Além de concorrer ao posto mais alto do Executivo Municipal por três vezes, Rodrigues foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, em 2013, na gestão de Júlio César Vinholes Pintos (PMDB). No mesmo ano, casou com a arquiteta Berenice Pinto da Costa e, em 2014, foi residir na cidade de São Gabriel, onde trabalhou como diretor técnico no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, em 2014 e 2015.


O ano de 2020 ficou marcado pela perda da esposa Berenice, que morreu em abril, em decorrência de um câncer. Enlutado, Rodrigues retorna à cidade natal para encontrar o conforto dos amigos e dos familiares.

Reinício

No mês passado, Rodrigues mudou-se para Aceguá. Depois de cumprir uma quarentena de 14 dias, exigida pela fiscalização sanitária para todos que chegam de outras cidades, ele inicia novos projetos no município. Abriu esta semana, no prédio da família, na rua 510, a Livraria Além do Conhecimento. O estabelecimento vai comercializar livros novos e usados e antiguidades. O local terá um espaço também para quem quiser tomar café. “Sabe por que o nome é Além do Conhecimento? Porque além do conhecimento, terá conversa, café, antiquário...”, explica.


Rodrigues comenta que a ideia de instalar uma livraria em Aceguá já existia. “Tinha planejado para daqui há alguns anos, mas com os acontecimentos, tive que antecipar o projeto que era nosso, meu e da Berenice, para a velhice”. Para homenagear a esposa, ele organizou um espaço na livraria com os móveis, livros e objetos que ela gostava.

Política

Rodrigues disse que pretende colocar seu nome a disposição do Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer a vereança nas eleições deste ano. “Não estou autorizado falar em nome do partido, mas, certamente, a sigla vem com uma nominata forte nestas eleições", antecipou.


Livraria oferece livros novos e usados - Foto: Mário Pereira