Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Estátua do tetracampeão Branco será inaugurada neste sábado em Bagé

Uma cerimônia está programada para acontecer neste sábado, 23, a partir das 11h, na Praça de Esportes de Bagé, esquina da avenida Sete de Setembro com a rua Marechal Deodoro. O ex-jogador de futebol Cláudio Ibraim Vaz Leal, o Branco, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira de Futebol, em 1994, será homenageado com uma estátua erguida no local, por elevar o nome de Bagé, cidade onde nasceu.


Ex-jogador de futebol Cláudio Ibraim Vaz Leal é natural de Bagé - Foto: Divulgação/CBF

Branco, que atualmente atua como coordenador das Seleções de Base e Olímpica do Brasil, conta que 2021 foi um ano de muitas emoções. “Só tenho a agradecer a Deus e a todos que estiveram comigo desde o momento mais difícil, que foi a batalha contra a Covid, até a minha conquista profissional mais recente, o ouro no Japão. Sou um apaixonado por Bagé. Tenho muito orgulho de levar o nome da minha terra para todos os lados. Esta homenagem simboliza muito na minha trajetória. Será mais uma grande emoção”, declara.


O prefeito Divaldo Lara falou da satisfação em realizar o evento. “É uma satisfação muito grande para nós termos o Branco como conterrâneo, uma pessoa que conhece o mundo inteiro e é gente como a gente. É uma justa homenagem a quem participou de três Copas do Mundo, conquistou uma e fez um dos gols mais importantes da história da Seleção Brasileira. O Branco é um orgulho para Bagé” relatou.


A solenidade é organizada pela Prefeitura de Bagé e contará com a presença de familiares, amigos, personalidades da política e do futebol e profissionais da imprensa.


A estátua foi construída com recursos financeiros obtidos através de campanhas promovidas por empresas privadas, instituições ou entidades não governamentais.


Anúncio da construção

Em julho, durante o evento CBF Social, que contou com a presença de profissionais ligados à Seleção Brasileira principal e de base no complexo cultural Museu Dom Diogo de Souza, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, anunciou a construção de uma estátua para o bageense tetracampeão do mundial, Cláudio Ibraim Vaz Leal, o Branco.


“É uma justa homenagem que vamos fazer para um ídolo que carrega o nome de Bagé e do Brasil por todo mundo, além de ser um grande ser humano que fez a diferença como atleta e agora está nas categorias de base da seleção”, explicou Divaldo, com a imagem do modelo da estátua projetada em um telão no Espaço Cultural.


O ex-camisa 6 da Seleção Brasileira, que estava presente no ato falou sobre o anúncio: “São poucas as pessoas que são reconhecidas em vida e recebem distinção pelo que fizeram e pelo que representam. Fico muito feliz com a homenagem e será uma honra ter uma estátua na cidade onde nasci”, declarou.


Na ocasião, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Schardosim afirmou que a estátua valoriza e reconhece uma pessoa que representa a cidade por onde passa, principalmente quando o assunto é esporte. “Muita gente, quando fala do Branco, associa a Bagé e isso só pessoas ilustres são capazes de fazer” falou.