Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Escola Barão de Aceguá comemora seus 80 anos com festividades

No mês de agosto, a Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Aceguá comemorará seus 80 anos com festividades, que serão transmitidas através das redes sociais da instituição.

O evento é organizado pelos professores, funcionários e alunos da escola e com contribuição da comunidade.

Muro foi pintado com frase alusiva aos 80 anos da escola - Foto: Mário Pereira

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora Dalvacir Duarte, todos os anos o aniversário da escola é celebrado com algumas atividades, entre eles jogos interséries e apresentação de projetos das áreas de ensino. Porém, neste ano foram criadas alternativas de comemoração que se adequassem ao momento de pandemia. “Foi criado um Facebook e um Instagram, convidando os alunos, professores, funcionários e comunidade em geral a participar enviando fotos, vídeos e depoimentos de suas trajetórias na escola”, comenta.


PUBLICIDADE

Dalvacir relata que é uma data significativa, já que são 80 anos de história junto à comunidade, contribuindo para o despertar de projetos de vida e construção de personalidades sadias, integradas e colaborativas. “Ficamos encantados de receber as manifestações dos alunos. Vimos a valorização da educação no ambiente acolhedor que exige amor e carinho dos alunos, além da solidariedade, gratidão e integração da comunidade”, complementa.


Programação

9 de agosto, às 19h na Câmara de Vereadores

Sessão especial comemorativa aos 80 anos da E.E.E.M Barão de Aceguá pelo Facebook - https://www.facebook.com/104734311616170/videos/447161913179578/


10 de agosto

Inauguração da nova pintura do muro comemorativo aos 80 anos da escola.


11 de agosto

17h30min - Carreta pelas principais ruas da cidade. Os alunos, ex-alunos, familiares e comunidade estão convidados para acompanhar ou fazer a festa em frente a sua residência;

19h - Drive Thru em frente a escola com vídeo histórico, depoimentos e eventos da escola.


12 e 13 de agosto

13h30min - Apresentação do Projeto da área de Linguagens, intitulado Mostra Virtual de Trabalhos sobre Educação das Relações Etnico-Raciais.


14 de agosto

Mostras das comemorações dos 80 Anos e participação dos alunos nas redes sociais.



Sobre a escola Barão de Aceguá

Prédio principal da Escola foi construído no início da década de 1940 - Foto: Mário Pereira

A Escola de Ensino Médio Barão de Aceguá surgiu em 1941, quando inaugurou-se o pequeno Grupo Escolar Aceguá. Em 1999, após longa trajetória, se tornou a primeira escola de Ensino Médio desta região. Até 2007, foi a única escola da sede do município.


Cada conquista de espaço e de atribuições foram oficializadas e sustentadas pelo esforço da comunidade escolar, que sempre buscou solidariamente alcançar os meios necessários para cumprir as exigências do governo do estado do Rio Grande do Sul.


Nos últimos anos, ocorreram inúmeros projetos pertencentes às diferentes áreas do conhecimento, focados em tecnologia, cultura, profissões, teatro, dança e história e tradição. Através deles, conhecimentos, sentimentos e emoções se misturaram criando significados e habilidades distintas.