Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Dia nacional do estudante: um incentivo em meio a pandemia

No dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante, no Brasil. Data que se repete em 17 de novembro, porém internacionalmente. Em 2021, torna-se um reconhecimento àqueles que não desistiram durante a pandemia.

Escolas e universidades tiveram que se adaptar ao modelo remoto - Foto: Reprodução

Segundo o site Brasil Escola, essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida a autorização do imperador Dom Pedro I para a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.


PUBLICIDADE

Com o surgimento da pandemia em 2020, esse dia tornou-se ainda mais especial, pelo fato de incentivar e enaltecer os estudantes nesse momento difícil de aprendizagem. As escolas e universidades tiveram que se adaptar ao modelo remoto para não permitir que essa dificuldade atrapalhasse ou impedisse o desempenho acadêmico dos alunos.


Talyssa Martins Neufeld, de 25 anos, cursa o décimo semestre de farmácia no Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), e aproveitou esse tempo com aulas remotas para se especializar em algumas áreas. Talyssa explica que, no início, a adaptação com as aulas remotas foi difícil, porque era algo novo. Os alunos e professores tiveram que se empenhar ao máximo para buscar as melhores alternativas de ensino. "Com as aulas remotas, foi mais fácil incluir e buscar conhecimentos em cursos e palestras online", relata.


"Estudar é como conhecer mundos diferentes", Albert Einstein.

Texto: Joice Cougo