Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Dia do cliente com promoções: uma forma de burlar a crise financeira

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Dessa forma, o dia é considerado uma oportunidade de impulsionar o comércio nacional, o que estimula aumento das vendas nos estabelecimentos, enquanto que para os clientes é uma chance de economizar nas compras.


Esse dia que favorece a economia brasileira, principalmente neste momento de crise financeira que o país vive, foi criado em 2003 no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua ideia era criar uma data diferenciada em que os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes. Atualmente, a data é lembrada em 14 estados brasileiros.

Um comércio que aderiu a campanha de promoções é o Ateliê Amigurumis da Gi, que está com 15% de desconto em todas as suas peças neste dia. A proprietária do estabelecimento, Giovanna Barcelos Corrêa, de 19 anos, analisa que a situação financeira dos brasileiros está complicada por diversos motivos, entre eles o aumento do desemprego, em decorrência da pandemia. “É complicado esperar um aumento das vendas e datas como a de hoje servem para isso. É bom para o empreendedor e bom para o cliente que estava esperando comprar determinado produto e pode aproveitar promoções como essa", afirma.