Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Dentista atende há mais de 40 anos em Aceguá

Há mais de 40 anos, o cirurgião-dentista Ricardo da Silva Costa iniciou a atuar em Aceguá e cuida do sorriso de várias gerações.

Costa atende aos sábados na sede do município - Foto: Mário Pereira

Fazia um ano e meio que havia se formado na Universidade Federal de Pelotas, quando iniciou o exercício da sua profissão em Aceguá. “Em 1978, fui convidado pelo dr. Camilo Gomes, que era Coordenador Regional de Saúde, para trabalhar num Posto de Saúde que seria inaugurado”, lembra.


Costa conta que os colegas que trabalharam a partir da inauguração, eram o médico João Rosendo Godoy e na limpeza, Teresa Britos Almeida e Neli Dias Ferreira. Na época, os atendimentos eram nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã.

O dentista relata que atendia no Posto de Saúde pacientes vindos de várias cidades da região, como Noblia e Melo. Era praticamente o único profissional da área que atendia na localidade. “O pessoal da campanha era todo atendido em Aceguá”, recorda.


Costa trabalhou no Posto de Saúde até o ano de 2001, quando Aceguá se tornou município. Mesmo depois da emancipação, ele continuou trabalhando pelo período de seis meses na unidade.

PUBLICIDADE

Em 2010, retornou o atendimento na cidade por cerca de três anos, em parceria com uma empresa de convênio médico. Agora, desde 2019, atende no município. “São três gerações de pacientes que atendo até hoje. Me procuram no consultório em Bagé e, também, tem pacientes que se mudaram para a cidade e continuaram me procurando lá”, enfatiza.


Como professor

Por outro lado, Costa atuou por 14 anos, também, como professor na Escola Estadual Barão de Aceguá. “Nunca tinha pensado em dar aula”, disse ao lembrar que foi o coordenador de Educação, Antônio Ferreira, que o convidou para lecionar Ciências Sociais, na 7ª e 8ª série. “Foi uma experiência maravilhosa pelo convívio com os alunos. Dava aula de manhã e, no período da tarde, atendia no postinho. E, tinha dias, que atendia mais de 50 pessoas”, relembra.


Consultórios

Bagé: Rua Marcilio Dias, 1390 – Telefone: (53) 3242.2094

Aceguá: Rua 511, 60 – sala 2 (Em frente a ASM Materiais de Construção),

Telefone: (53) 9-9905 3450.


Texto: Mário Pereira