Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Ar quente invade sul do Brasil neste fim de semana, informa MetSul Meteorologia

Dias mais frios na primeira semana de julho no Rio Grande do Sul se limitaram mais ao Sul gaúcho, Campanha e à fronteira com o Uruguai, onde na quinta-feira (7/07) os termômetros anotaram 0,6ºC negativo em Herval, 1,0ºC em Pedras Altas, 1,4ºC em Pinheiro Machado, 2,6ºC em Jaguarão, 2,9ºC em Aceguá e 3,1ºC em Bagé.


Na quinta-feira, dia 7/07, a temperatura chegou a 2,9ºC, em Aceguá

Na Metade Norte gaúcha, a temperatura tem estado muito acima da média, inclusive com algumas tardes de calor acima de 30ºC. Estes dias de temperatura fora dos padrões desta época do ano, frio escasso e máximas altas são consequência do ingresso frequente de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina e do Paraguai, trazido por várias correntes de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera em sequência na primeira semana deste mês.


PUBLICIDADE

Segundo a MetSul Meteorologia, uma nova corrente de jato nos baixos níveis da atmosfera vai passar a atuar no Rio Grande do Sul agora neste fim de semana e persistirá na segunda-feira, quando deve se intensificar com a aproximação de uma frente fria que vai avançar da Argentina e do Uruguai, trazendo ar ainda mais quente e muito vento quente e seco do quadrante Norte. O resultado será vento Norte por muitas horas seguidas e uma forte elevação da temperatura na maioria das regiões gaúchas neste sábado e no domingo. O calor mais intenso, entretanto, é esperado para a segunda-feira, horas antes da chegada da frente fria e com um quadro pré-frontal instalado no Rio Grande do Sul, condição que tipicamente favorece acentuada elevação da temperatura pela atuação de corrente de jato em baixos níveis da atmosfera.


TEMPERATURA DECLINA NA TERÇA-FEIRA

O tempo mais quente do começo da semana não vai durar muito. Já na segunda-feira o tempo pode se instabilizar com chuva e risco de temporais isolados no Oeste e no Sul gaúcho. Durante a próxima terça-feira, a instabilidade vai avançar para as demais regiões do Rio Grande do Sul. A causa da chuva e dos potenciais temporais será uma frente fria que vai encontrar a massa de ar muito quente em sua dianteira. Na retaguarda da frente avançará uma massa de ar frio que vai trazer acentuado declínio da temperatura entre terça e quarta-feira.



Esta notícia encontra-se no site: https://metsul.com/ar-muito-quente-invade-o-sul-do-brasil-neste-fim-de-semana/?fbclid=IwAR0xtEIOiijz5WyzlbzubA94CH80e4Bk5lwJbHKT7V_BGEjzuFHzvowtdhU .