• AceguáUrgente

Aceguá - Uruguai: primeiras medidas da nova administração

Atualizado: 11 de Dez de 2020

As primeiras medidas do novo alcalde de Aceguá Uruguai, Javier Rodriguez, foram conhecer a estrutura e as condições de trabalho dos equipamentos existentes. Segundo Rodriguez, o município possui dois caminhões, uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um rolo compressor e uma mini carregadeira Bobcat. “Todos os maquinários com necessidade de manutenção”, disse.



Na primeira semana no cargo, o novo alcalde organizou um mutirão de limpeza na cidade. Foram realizados corte de pastos de passeios públicos, pintura de meios fios e recolhidos 17 caminhões de lixo do entorno de contêineres e acostamentos.


Rodriguez disse à reportagem, que, atualmente, o município conta com 24 servidores, mas que pretende ampliar a capacidade na prestação dos serviços com a admissão de novos colaboradores.


Distribuição de água potável

Outra importante ação imediata foi implantar um sistema de distribuição de água potável aos moradores das propriedades rurais que se encontram com dificuldade de abastecimento, devido ao agravamento da seca. Segundo Rodriguez, já foram distribuídos noventa mil litros. O trabalho é realizado em parceria com a OSE e o Destacamento do Exército. Os interessados devem solicitar na Alcaldia de Aceguá.



PUBLICIDADE

Mudanças

Com a posse de novo comando, é natural que mudanças aconteçam. Assumiram novos encarregados de equipes e alguns funcionários foram substituídos. Mas a novidade mesmo, segundo Rodriguez, é a mudança da estrutura administrativa e do Merendero Municipal para outro prédio. As novas instalações estão sendo preparadas. “O local, além de ser mais amplo, tem pátio para os maquinários”, explicou. A medida deve trazer economia já que o valor da locação é menor.

Parcerias

Rodrigues enfatiza que as parcerias com o alcalde de Noblia, Favio Freire, com dirigentes da Intendência de Cerro Largo e com a comunidade, estão sendo fundamentais para implantação deste novo trabalho. “Os funcionários estiveram realizando uma capacitação em Noblia e já acertamos outros trabalhos em conjunto”, disse. Um deles é o serviço da barométrica, que será emprestada por Noblia, para que o município possa realizar o serviço também em Aceguá. Interessados devem entrar em contato com a Alcaldia de Aceguá.

Foram realizadas também, durante a semana, dedetização dos locais públicos, além de Rodriguez ter participado de diversas reuniões com instituições e órgãos públicos.


Reuniões do Conselho

O município já teve a primeira reunião dos novos concejales (vereadores). O encontro aconteceu na última sexta-feira (4) com a presença do alcalde, Javier Rodriguez e dos concejales, Luiz Alberto Junguitu, Ruben Almeida, Margarita Almeida e Gisel Ferreira. As reuniões ficaram agendas para as sextas-feiras (uma sim, outra não), a partir das 19h30min.

O próximo encontro será dia 18.