AceguáUrgente
Aceguá poderá ter o primeiro caso positivo de covid-19
Um teste rápido deu positivo para o novo coronavírus em um servidor da Secretaria de Saúde de Aceguá.

O funcionário realizou dois testes que indicaram a presença do vírus. O homem de 36 anos está em isolamento e aguarda o resultado do exame RT-PCR coletado e encaminhado para avaliação no Laboratório Central, em Porto Alegre. O diagnóstico definitivo para infecção pelo novo coronavírus deve ser feito por esse exame. ORT-PCR é que tem a função diagnóstica e definitiva.
“O funcionário não apresenta sintomas e está em isolamento"
A informação foi confirmada pela secretária de Saúde e Assistência Social, Valtraut Kroker. “O funcionário não apresenta sintomas e está em isolamento. Todas as pessoas que tiveram contato com ele também foram testados e os resultados todos negativos”, ressaltou a secretária. O servidor trabalha em Aceguá, mas reside em Bagé.
Segundo explica um manual da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, os testes rápidos positivos indicam contato recente com o vírus (IgM) ou que já teve covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG). Uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo). No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes pelo menos oito dias depois da infecção. Ainda assim, o teste pode ser positivo indicando que você teve contato com outros coronavírus e não com o covid-19 (falso positivo). Assim sendo, esse teste isolado não serve para diagnosticar (confirmar ou descartar) a infecção.
.