Dólar Hoje
top of page
  • Foto do escritorAceguáUrgente

Aceguá entra na lista de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti

De acordo com o Informativo Epidemiológico 34 (22/08/21 a 28/08/21), cinco municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), foram infestados por Aedes aegypti, sendo: Aceguá, Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.


Reprodução do mosquito acontece em ambiente de água parada (limpa ou suja) - Foto: Divulgação

A 7ª CRS alerta que a reprodução do mosquito acontece em ambiente de água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados, por isso, é fundamental a colaboração de toda a comunidade para evitar a proliferação do mosquito.


PUBLICIDADE

É importante estar atento à gravidade dos vírus transmitidos pelo Aedes e não desconsiderar sua gravidade por conta da covid-19. Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares (mialgia), dores na cabeça (cefaleia) e no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.


Orientações para a população:

– Tampar os tonéis e caixas d’água;

– Manter calhas sempre limpas;

– Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;

– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;

– Tampar as lixeiras;

– Limpar os ralos e colocar tela;

– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

O Informativo Epidemiológico das Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela) tem periodicidade quinzenal e visa divulgar a situação epidemiológica do Estado

bottom of page