Dólar Hoje
 
  • AceguáUrgente

Aceguá assina convênio para utilizar Usina de Asfalto de Bagé

Dentro da programação das festividades de aniversário de Aceguá, o município assinou no domingo (24), um convênio com a Prefeitura de Bagé para utilizar a Usina de Asfalto existente na cidade vizinha.


Momento da assinatura do convênio - Fotos: Duvulgação Prefeitura de Bagé

O prefeito Divaldo Lara esteve em Aceguá para a assinatura do convênio encarado como alternativa para melhorar a infraestrutura de ambos os municípios. Pelo acordo firmado para a utilização da usina de asfalto, o segundo do tipo, Bagé receberá, sem custo, o material pronto para a pavimentação de suas vias.


Com a parceria, o município de Aceguá pode adquirir os insumos necessários à produção de asfalto, deixando, como contrapartida pelo uso da usina mantida pela Prefeitura de Bagé, 20% do asfalto produzido para a Rainha da Fronteira.


Divaldo destacou a relação de irmandade entre os municípios que permite o trabalho em parceria. “Somos filhos do mesmo chão, da mesma terra e compartilhamos a mesma história por muitos anos. Quando o prefeito Peti nos procurou para fazer essa parceria para produzir asfalto na usina de Bagé, o recebemos com muita alegria”, afirma.


PUBLICIDADE

O secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Bagé, Everton Kaupe, detalhou o funcionamento de tais convênios, como o já realizado com o município de Candiota e que teve como retorno quase um quilômetro de asfalto a Bagé. Sobre o modelo do convênio firmado com Aceguá, Kaupe avalia que ‘ganha o município vizinho, que recebe o asfalto para as suas ruas, mas ganha também a nossa Bagé, que recebe um percentual da produção a custo zero’.


O prefeito de Aceguá, Marcus de Aguiar (Peti) comemora o convênio, destacando que outros estão por vir, dentre eles o de construção da ciclovia que liga Aceguá e Bagé. “Num município pequeno como o nosso, só temos a agradecer à Bagé por essa parceria. Hoje, aniversário de 22 anos de implantação administrativa de Aceguá, vemos que mesmo emancipados seguimos numa parceria importante”, disse.


Prefeitos, secretários, vereadores, assessores e integrantes da comunidade acompanharam o encontro

Nas redes sociais, Divaldo postou: "Domingo também é dia de trabalho. Hoje assinamos convênio em parceria para produzirmos asfalto na Usina. Além de ajudarmos o município vizinho, Bagé fica com porcentagem do asfalto para nossas ruas. Nos próximos dias também firmaremos parceria para que os pacientes de Aceguá possam utilizar nossa Casa de Hospedagem em Porto Alegre e também o Hospital do Câncer de Bagé".


Segundo informou o prefeito Marcus Aguiar, o asfalto produzido, primeiramente, será utilizado para cobrir as ruas já pavimentadas com pedras irregulares, assim resolvendo alguns problemas existentes nessas ruas.